Artigos

Rainbow Fest, um grande evento LGBT que luta contra homofobia

Rainbow Fest, um grande evento LGBT que luta contra homofobia

Rainbow Fest é um evento organizado pelo MGM (Movimento Gay de Minas). Uma ONG que combate a homofobia e realiza palestras, seminários e exposições.

Realizado anualmente em Juiz de Fora, o Rainbow Fest promove palestras, seminários, exposições, peças de teatro, mostra de vídeos e cinema. Além disso, acontecem várias festas durante a semana inteira.

O evento termina com uma parada no sábado que já em 2007 reuniu 100 mil pessoas nas ruas da cidade.

Além da maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, o Brasil também possui um dos maiores festivais de cultura ligada ao tema da diversidade? Exatamente, o Rainbow Fest Brasil, um dos principais eventos LGBT da atualidade.

Como funciona o Rainbow Fest Brasil?

O festival acontece uma vez ao ano, geralmente no mês de agosto, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Além da apresentação de diversos DJs renomados, shows de drag queens e outros eventos voltados para o público LGBT, o Rainbow Fest também traz feira de doação de animais, desfiles, palestras, peças de teatro, exposições e outras atrações.

A programação principal se concentra nas ruas e praça do centro. Também ocorrem ao mesmo momento algumas festas tradicionais em outros espaços como a Chá da Alice, a Stomp, a Euphorika e a Funhouse.

O festival, que acontecia junto com a Parada do Orgulho LGBT, existe desde 1998 e passou a fazer seu próprio evento a partir de 2015.

Rainbow Fest, um grande evento LGBT que luta contra homofobia 1
Rainbow Fest, um grande evento LGBT que luta contra homofobia

Diversão e engajamento

O festival reúne anualmente milhares de pessoas e o objetivo dos organizadores é tornar o Rainbow Fest Brasil o maior evento de cultura gay do Brasil.

Engana-se, porém, quem acha que o festival só traz festa. O evento também é marcado por um tom político presente nos debates e algumas apresentações ao longo do dia.

É uma oportunidade de se divertir sem deixar de lado a seriedade do tema da homofobia e da intolerância.

Quem realiza o Rainbow Fest Brasil?

O evento é de responsabilidade do Movimento Gay de Minas (MGM), Uma ONG fundada em 28 de junho de 2000 e possui sede em Juiz de Fora.

O objetivo do movimento é trabalhar para combater a homofobia, o ódio e a intolerância contra a comunidade LGBT. Por ser um evento já bastante tradicional, milhares de turistas se dirigem até a cidade para participar, o que movimenta bastante a região.

Juiz de Fora e a diversidade

O tradicional festival chama a atenção para o potencial de Juiz de Fora abrigar um dos maiores eventos relacionados à cultura LGBT.

Rainbow Fest, um grande evento LGBT que luta contra homofobia 2

A cidade localizada no interior de Minas Gerais possui cerca de meio milhão de habitantes e conta com uma intensa programação cultural, além da vida noturna agitada.

Para quem quer curtir a Rainbow Fest Brasil e se hospedar por lá existe uma grande rede hoteleira gay friendly que fica bastante movimentada nessa época do ano.

Miss Gay Brasil: patrimônio do município

Outro evento tradicional na cidade que ocorre no mesmo período que o Rainbow Fest é o Miss Gay Brasil, que realizou em 2018 a sua 38ª edição.

Rainbow Fest, um grande evento LGBT que luta contra homofobia 3

O concurso de beleza premia transformistas de todo o país e já é conhecido internacionalmente, o que lhe conferiu o registro de patrimônio imaterial do município em 2007. É possível comprar ingressos para assistir o desfile na pista, no camarote ou em mesas.

Seja qual for o seu gosto não faltam opções para celebrar a diversidade em uma das cidades mais receptivas ao público LGBT!

Mostre mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo