Lifestyle

Florianópolis LGBT. Porque a ilha da magia é um roteiro para o público LGBT

A capital catarinense se destaca como um dos locais mais buscados pelo público gay.

Florianópolis LGBT. A Ilha da Magia é um excelente destino gay-friendly do Brasil e agora você descobre porque e ainda pega dicas de lazer em Floripa!

Florianópolis é conhecida também como a ilha da magia e muitas pessoas fazem questão de conhecer a cidade, em busca de um momento de descanso ou diversão. Seja em um feriado ou em um final de semana. Basta pesquisar um apartamento para alugar em Florianópolis e então aproveitar à vontade, sozinho, com amigos ou com a família.

Florianópolis LGBT.  Porque a ilha da magia é um roteiro para o público LGBT

No entanto, recentemente, a ilha tem chamado a atenção por outro fator: tem se tornado um dos destinos preferidos do público LGBT. Desde 2017, o turismo LGBT foi um dos que mais cresceu, em comparação ao turismo de modo geral. Com isso, muitas cidades passaram a oferecer atrações interessantes para este público. E este foi o caso da capital catarinense.

Mas por que a cidade pode ser considerada o melhor destino para os homossexuais? A verdade é que essa preferência vai muito além das praias paradisíacas que são encontradas na região.

Conheça agora alguns dos principais motivos que levaram Florianópolis a ser conhecida como cidade gay-friendly e a tornaram um dos pontos turísticos mais queridos da população LGBT.

Profissionais capacitados para trabalhar com este público

Floripa – como a cidade é carinhosamente chamada e conhecida em todo o mundo – percebeu a importância de capacitar os profissionais que vão trabalhar diretamente com o público LGBT.

Resultado de imagem para florianópolis garçom

Por isso, todos os anos, acontecem reuniões e capacitações para os setores que vão trabalhar com o público gay, principalmente aqueles ligados ao turismo. Dessa forma, o atendimento se torna cada vez mais especializado e atrativo, o que aumenta a fama de “gay-friendly” da cidade e faz com que outros gays se interessem em conhecer melhor a capital catarinense.

Eventos voltados para público gay

Uma cidade que conta com eventos voltados exclusivamente para o público gay, com certeza, vai atrair cada vez mais interessados em se hospedar por lá. Além da Parada da Diversidade, que acontece todos os anos, existem outros eventos dedicados a população LGBT.

Florianópolis LGBT

No Carnaval, por exemplo, ocorre a Pop Gay, um desfile destinado para este público, que tem feito muito sucesso. Sobre a Parada da Diversidade, vale comentar que, a que acontece em Florianópolis, é uma das maiores do sul do Brasil.

Lei contra a discriminação em público

Desde o ano de 2009 – há dez anos – a cidade de Florianópolis conta com uma lei contra a discriminação ao público LGBT. Caso um homossexual passe por alguma situação desconfortável, basta denunciar as autoridades.

A existência dessa lei torna a cidade mais segura, já que gays e lésbicas sabem a quem recorrer em caso de discriminação. Sem contar que, exatamente por causa da lei, é natural que diminua a ocorrência deste tipo de caso.

A criação da lei contra a discriminação em público é apenas mais uma prova de que Floripa quer se tornar referência no atendimento – e no turismo – dedicado a população LGBT.

Praias LGBT em Florianópolis

praias lgbt em floripa

Algumas praias da cidade estão se tornando famosas por receberem – e atenderem com qualidade – o público gay. As mais conhecidas são Mole, Joaquina e Galheta, que estão localizadas ao leste da ilha da magia.

A Praia da Galheta é uma região mais reservada, tanto que só pode ser acessada através de uma trilha, onde o nudismo é permitido. É um local para descansar e relaxar, além de paquerar à vontade.

A Praia Mole é para aqueles que querem curtir a noite e se divertir, sendo, inclusive, considerada a mais gay de toda Florianópolis. Tanto que, no verão, a praia permanece sempre cheia.

Já a Praia de Joaquina é para os que gostam de surf, além de ser a mais bela da região.

Dica Extra: Moda Praia Masculina nessas praias de Florianópolis

Florianópolis, assim como o Rio de Janeiro sempre foi vanguardista quando o assunto é moda praia masculina. Por tanto, se vai viajar para essas praias é bom saber o que está bombando por lá em matéria de sungas de praia.

E aqui vão algumas dicas:

Sunga Cavada de Praia

Sunga Slip de Praia

Hotel Gay-Friendly

Na hora de se hospedar, a ideia é sempre buscar um local em que se sintam acolhidos e à vontade. Na Praia Mole, existe um hotel gay-friendly, que fica exatamente em frente à praia. Os administradores do empreendimento perceberam que o público gay é o que mais frequenta aquela praia, então viram uma oportunidade de oferecer um serviço exclusivo para eles.

Outros estabelecimentos também têm percebido a importância de atender bem a população LGBT e você com certeza vai encontrar mais hotéis ou pousadas gay-friendly em sua busca por um local para se hospedar.

No entanto, quem não vai ficar na praia Mole e prefere não se preocupar com reserva em hotel ou pousada, pode pesquisar por imóveis para alugar em Florianópolis. A diferença está apenas na praticidade de ter todo um imóvel para você.

Casas noturnas GLS

Pensando no entretenimento de gays e lésbicas, A Florianópolis LGBT certamente conta com várias casas noturnas voltadas especificamente ao público GLS. Algumas são bastante famosas e contam com bares, sofás e camarotes, para garantir a diversas com muito conforto e luxo.

Há opções para todos os gostos, inclusive para gays que curtem um som mais alternativo, como jazz, blues e indie. E se a ideia é assistir a shows de drag queens e se divertir vendo go-go boys dançando, haverá um local para onde ir.

União Coletiva Homoafetiva de Santa Catarina

Florianópolis também foi palco de outros acontecimentos importantes para o mundo GLS. No ano de 2015, realizou o primeiro casamento coletivo homoafetivo de Santa Catarina.

O evento chegou a superar as expectativas da organização, tendo mais de 60 casais inscritos para participarem da cerimônia.

Pop Gay

O Pop Gay é um evento que acontece apenas durante o Carnaval, porém, todos os anos há a oportunidade de conhecer e se divertir. Há DJs, drag queens e muitos concursos direcionados especialmente ao público gay.

Florianópolis LGBT

Para ter uma ideia de como o evento é um sucesso, chega a receber aproximadamente 20 mil pessoas, no centro da cidade. Em 2019, aconteceu a vigésima sexta edição do evento, que é gratuito e, geralmente, encerra a programação de Carnaval.

Como você pode perceber, Florianópolis, com certeza, merece o título de cidade gay-friendly, afinal, o público GLS conta com várias atrações dedicadas especialmente para eles.

A cidade só tem a ganhar com isso e outras regiões brasileiras deviam seguir seu exemplo, afinal, cada vez mais pessoas frequentarão Florianópolis, vão investir seu dinheiro na região e terão uma experiência única, agradável e inesquecível.

Mostre mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo