Descubra qual tipo de barba fica para o formato e seu tipo de rosto, e mais, qual barba combina mais com seu estilo. Dicas para ter a barba perfeita!

o melhor barba par seu tipo de rosto
o

Muitos homens gostam de usar barba, e muitos homens gostariam de ter uma bela barba. No segundo caso, poucos deles sabem que existem vários tipos de barba e que cada um destes tipos podem ou não casar com o formato do seu rosto.

Portanto, se gosta de barba ou gostaria de ter uma bela barba saiba que existem diferentes tipos para diferentes formatos de rosto?

Siga nossas dicas e aprenda a identificar qual é o estilo mais apropriado para você.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto?

Pensar em tipo de rosto é considerar a maravilhosa diversidade genética entre seres humanos. Quando olhamos para essa parte do corpo – nossa vitrine – observamos que há “grandes formatos” existentes entre os homens como o tipo quadrado, o retangular, o redondo e o oval; e, ainda, há alguns “subtipos” como triângulo e diamante. Pois bem, para cada uma dessas formas, existe um estilo mais indicado de barba.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto. Tipo de óculos para cada rosto
Tipos de rosto masculino

Tipo de barba para rosto quadrado

Esse tipo de rosto possui uma característica forte, marcada por uma fisionomia mais larga e um maxilar mais desenhado e amplo.

O fator angular é bem visível, e, por causa dele, a barba deve cumprir a função de alongar a face. Para isso acontecer, o ideal é deixar a pelagem mais aparada nas partes laterais. Já no queixo, os pelos devem ser maiores. Isso trará um efeito mais arredondado, amenizando a angulação marcada, e harmonizará o desenho do rosto.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

O rosto quadrado permite que o visual seja mais “bagunçado” no que se refere à pelagem; isso porque os traços faciais já fornecem um ar de seriedade por serem bem marcados.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

Mas cuidado: deixar a barba mais cheia não pode ultrapassar o limite do bom senso, sobretudo se você trabalha em um ambiente que demande mais formalidade.

Tipo de barba para rosto retangular

Você pode pensar que não existe diferença entre o rosto quadrado e o rosto retangular. Apesar de terem em comum a mandíbula bem angular, há sim pontos importantes que os distinguem entre si.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

Enquanto o quadrado tem medidas parecidas “na cruz da face” – isto é, há similaridade entre a linha “testa-queixo” e a linha entre as bochechas –, no rosto retangular, a linha vertical é visivelmente maior, o que dá a impressão de estreitamento.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

A barba mais apropriada para esse tipo de rosto é aquela que deixa maiores os pelos das laterais do rosto, com o encurtamento destes à medida que se aproximam da mandíbula. A ideia aqui é evitar um alongamento ainda maior do rosto. Ora, para isso, sua barba não pode ser cheia na região do queixo.

Tipo de barba para rosto redondo

A barba para as caras redondinhas precisa funcionar no alongamento facial. Apesar de esse tipo de rosto também apresentar simetria na já citada “cruz”, o diferencial está na ausência de marcações mandibulares.

Ou seja, não se veem ângulos no rosto, e isso demanda da barba o papel de preencher o espaço arredondado. Mas como fazer isso?

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

É necessário deixar a barba crescer, e, à medida que se alongam os fios, você precisa aparar. O ideal aqui é utilizar a tesoura para manter o controle na hora dos cortes. Aos poucos, deve-se dar à barba uma forma mais quadrada ou deixá-la em forma de “vê”. Essa harmonização diminuirá a impressão do arredondado.

Tipo de barba para rosto oval

Utilizado como um modelo por muitos profissionais de beleza e estética, o rosto oval possui uma modelagem tida como ideal para homens, devido a sua simetria da testa e relação ao queixo – este que, por sua vez, não é nem muito fino nem muito largo.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

Diz-se que homens que nasceram com rosto oval são pessoas de sorte, porque ele pode ser bem eclético quanto ao tipo de barba, ou seja: qualquer um combina!

Como dica, sugerimos aqui a barba curtinha, também conhecida como “sombreada”. Esse estilo dá visibilidade aos traços bem desenhados de um rosto oval. Para alcançar esse efeito, basta ajustar a máquina aparadora para dois ou três milímetros.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

Há de se considerar, contudo, que o tipo oval abriga outros tipos como o triangular ou o diamante.

Rosto no formato triangular – em que a linha horizontal da testa é maior que a linha entre as bochechas – sugere-se um encurtamento da barba no queixo, e um alongamento de pelos nas laterais, mas nada muito exagerado porque a face já tem uma harmonia desejável.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

O mesmo acontece no rosto tipo diamante – com a linha entre as bochechas maior que a linha horizontal da testa –: não há necessidade de muita elaboração no desenho da barba. Segue-se o padrão do triangular: menos no queixo e mais nas bochechas.

Qual a melhor barba par seu tipo de rosto

Possivelmente você vai encontrar outros tipos de rosto por aí. Mas observe que em todos os formatos vistos aqui, a função da barba é praticamente a de preencher “os vazios faciais”. O que você precisa ter é a capacidade de entender as medidas do rosto e de usar os pelos da barba como um fator de harmonização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress